terça-feira, 2 de março de 2010

Quem é Glenn Jampol

GLENN JAMPOL

Nascido em 1950 em Los Angeles, Califórnia, passou a primeira parte de sua vida adulta como artista e professor na Universidade de Nova York, onde desenvolveu uma carreira de sucesso como artista solo e participou de várias exposições coletivas por 30 anos

Tem bacharelado e mestrado em Estudos Ambientais e mestrado em Artes Visuais pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Durante os últimos 17 anos tem vivido na Costa Rica, é cidadão costariquenho.

Em 1985, com o apoio de sua família fundou e desenvolveu o primeiro hotel boutique da Costa Rica: Finca Rosa Blanca Coffee Plantation & Inn, localizado em Santa Bárbara de Heredia.

A casa onde vivem, foi construída no meio de uma plantação de café nas proximidades do hotel, onde planta, tosta e embala café orgânico cultivado à sombra, produzido e certificado pela Öko Garantie, ICAFE (Costa Rican Coffee Institute) e tem a nota mais alta na Costa Rica com certificação de café da Rainforest Alliance.

O Finca Rosa Blanca foi premiado como o primeiro hotel na Costa Rica a obter a classificação mais alta do Certificado Sustentável em Turismo (CST), com Cinco Folhas, nível que o hotel ainda mantém com 100% na avaliação deste programa de prestígio.

Glenn foi pioneiro no programa CST, um dos membros originais da comissão fundadora desenvolvido pela ICT em 1994 e é membro da Comissão Nacional de Creditação do ITC.

É consultor na área do turismo sustentável e responsável em vários países e organizações de turismo e nos últimos cinco anos, foi contratado como consultor e como conferencista no Sri Lanka, Jordânia, Butão, Austrália, Peru, Noruega, Estados Unidos, El Salvador, Israel, Colômbia e Canadá.

Tem sido um participante ativo na INCAE, escola de administração de pós graduação fundada por Harvard em Costa Rica, onde tem feito conferencias convidado pelo Prof Dr. Lawrence Pratt e Dr. Crist Inman, sobre as questões do turismo sustentável e estratégias ambientais.

Glenn foi entrevistado e apresentado internacionalmente em vários programas, incluindo "Foco Ambiental" da CNN, onde falou sobre sustentabilidade global e as realizações no Finca Rosa Blanca.

Foi secretário do conselho de CANATUR 2005-2006. Atualmente é presidente da CANAECO (Câmara Nacional de Ecoturismo) na Costa Rica, organismo oficial de turismo sustentável, apoiado pelo Instituto Costariquenho de Turismo e também tem assento no conselho de administração da Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES) em Washington, DC desde 2004.

Em novembro de 2007, inaugurou “Arenas del Mar Beach Resort & Spa” em Manuel Antonio, Costa Rica, um destino popular para turistas, construído desde o seu início com diretrizes de sustentabilidade e da CST. Usando esse modelo, o hotel já recebeu elogios da mídia, como Hideaway Andrew Harper's Report, Conde Nast e similares, além de ser incluído na edição de maio da revista Conde Nast Traveler como um dos 106 Hotlist Hotéis em todo o mundo.

Assim como o Finca Rosa Blanca, Arenas del Mar também está empenhada em manter um alto nível de sustentabilidade. Arenas Del Mar está atualmente aguardando os resultados, com a expectativa de conseguir 5 folhas na classificação do programa da CST.

Recentemente, Glenn Jampol e sua sócia e esposa, Teresa Osman ganharam o prêmio mundial Sustainable Standard-Setter Awardda Rainforest Alliance 2010, um evento celebrado anualmente em Nova York.

Um comentário: